Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

A NBR-5410 é baseada na necessidade das instalações elétricas de Baixa Tensão, a pertinência dessa norma é clara, pois a eletricidade, apesar de muito útil, pode ser fatal se usada sem critérios ou cuidados especiais.

Segundo a ABNT, para a criação de um documento técnico é necessária a existência de uma demanda que justifique tal norma. O assunto previamente analisado pela ABNT é levado à comissão técnica onde é discutido pelos integrantes. Também é aberta para qualquer interessado participar dessa etapa do processo, até chegar em um consenso.

Em resumo, os benefícios da  NBR-5410 são:

  • A padronização dos componentes elétricos e suas dimensões;
  • Simbologias usadas para projetos de instalações elétricas, pois isso facilita o trabalho dos fabricantes, comerciantes de materiais elétricos, do eletricista no momento da escolha desses componentes e propicia uma enorme vantagem aos projetistas.
  • Segurança.

Quando existe um padrão a ser seguido, há segurança e economia de custos relacionados a materiais e mão-de-obra.

A segurança das instalações elétricas é rigorosamente cobrada na norma, como de fato deve ser. Nela está contida uma série de regras e recomendações destinadas aos profissionais pelo projeto e execução da instalação.

Com a padronização de dispositivos de proteção de sobrecargas, curtos-circuitos e choques elétricos, além de condutores capazes de suportar a corrente elétrica do circuito sem anormalidades, garante a segurança de quem contrata o serviço de um profissional qualificado.

A NBR-5410 é muito abrangente e por isso é necessário um constante estudo e também como toda Norma Técnica é passível de mudanças a medida que novas necessidades são apresentadas e novas tecnologias são criadas.

Enfim, a NBR-5410 existe para nos nortear, facilitar a comunicação entre fabricantes, fornecedores, profissionais da área elétrica e usuários das tecnologias existentes e dos serviços prestados e garante um padrão baseado principalmente em qualidade e segurança nas instalações elétricas de baixa tensão.

A norma NBR 5410, assim como todas as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é desenvolvida por uma comissão de profissionais especialistas em suas áreas, que trabalham em harmonia utilizando de fortes bases científicas e tecnológicas de seus conhecimentos técnicos e experiências nas áreas requeridas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat