Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Todas as instalações elétricas devem ter um QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos), que tem a função de ramificar no circuito geral da instalação que sai do disjuntor localizado próximo ao relógio medidor de energia, no poste, em diversos circuitos com menor capacidade de condução de corrente elétrica, com intuito de melhorar a configuração do sistema.

As vantagens de seguir a norma brasileira NBR-5410/2004 são inúmeras. A norma prevê que as instalações elétricas tenham pelo menos dois circuitos de iluminação, além da quantidade mínima de pontos de tomada necessários.

No QDC, são instalados diversos disjuntores, cada um protegendo um circuito específico contra sobrecarga e/ou curto-circuito. Segundo a NBR- 5410 em seu item 4.2.1 e 5.1 esses dispositivos de proteção devem ser capazes de desligar o seu respectivo circuito ao detectarem uma das anormalidade acima citadas, sem o risco de uma possível realimentação de energia por meio de outro circuito de maneira inadvertida, ou que não seja prevista pelo profissional.

Além dos disjuntores, o quadro deve possuir outros dispositivos de proteção, pois estes protegem PRINCIPALMENTE a INSTALAÇÃO e indiretamente as pessoas e animais, mas não os equipamentos. Para uma proteção efetiva dos seres vivos nesta instalação o QDC deve possuir um DR (Dispositivo Diferencial Residual) e para os equipamentos um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos). Além desses itens indispensáveis, o QDC também deve possuir um barramento destinado ao condutor de proteção (PE), popularmente conhecido como “fio terra”, e se for o caso, um barramento para ligação do condutor neutro.

É de suma importância que as conexões não fiquem mal apertadas, pois a NBR 5410 em seu item 6.2.8.1 diz:

“As conexões de Condutores entre si e com outros componentes da instalação devem garantir continuidade elétrica durável, adequada suportabilidade mecânica, adequada proteção mecânica”.

Por isso são recomendados o uso de terminais elétricos compatíveis que aumentam a confiabilidade das ligações e de uma manutenção preventiva periódica de qualidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat